quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BULLYING

Vamos falar de modismo! Surpreendente como se fala de Bullying atualmente, sendo que até pouco tempo atrás o nome do momento era “hiperatividade” e, antes disso, “déficit de atenção”. Não que estes problemas escolares não existiam ou existam, bem pelo contrário, existem sim e são presentes há muitas décadas! Apenas não tinham recebido nomenclatura.
O fato é que virou moda especular temas do gênero. Se o assunto é déficit de atenção: “Meu filho tem déficit de atenção”. Se o assunto é hiperatividade: “Pronto, solucionado o problema do meu filho, ele tem hiperatividade!”. Agora é Bullying...

No início do meu curso de psicologia eu estudei este assunto, e olha que não era dos mais recentes, recordo-me que a Doutora Simone Meyer citou tratar de um fenômeno estudado na Noruega na década de 70, sendo assunto dos estudiosos brasileiros a partir da década de 80, ou seja, faz mais de 40 anos que estudam o assunto e, hoje, é o assunto do momento: “Chamaram meu filho de gordo na escola! É Bullying!”.
Para os leigos no assunto, uma breve explanação para que compreendam o conteúdo do texto: Bullying é um conjunto de comportamentos agressivos, repetitivos e intencionais, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), sem motivação evidente, causando dor, angústia e sofrimento (basicamente).
Como puderam analisar, para que um indivíduo possa ser vítima de Bullying, este tem de sofrer REPETIDAMENTE as agressões, sejam verbais, físicas ou psicológicas. No entanto, devido ao modismo e ao amplo mercado que se abriu a partir da questão, qualquer xingamento deferido a qualquer pessoa recebe o título BULLYING. Generalização, banalização, depreciação...!
Estão vendendo o Bullying! Bullying em forma de livro, de CD, de história em quadrinhos, de palestras, em telejornais, revistas... Capa da semana: “Bullying! Veja como este menino se livrou da perseguição na escola! E mais, exclusivo: Atriz famosa declara ter sofrido Bullying no colégio por ser obesa, descubra quem é na página 10”. E lá está mais uma esquecida atriz, magra e photoshopada, tentando se auto-promover e voltar para a mídia.
E não é inacreditável como as pessoas compram modinha? Em roupas, nas dietas milagrosas (da sopa, do abacaxi, da ração humana)... Também compram ideias. O problema, como já disse (ou insinuei?), é a deturpação e a banalização dessas ideias. É fundamental que as pessoas busquem conhecimento, informação e deixem de comprar ideias prontas!
Seu filho não sofre de Bullying! Apenas o chamaram de gordo porque ele está acima do peso! Pare de mandar iogurte, bolacha recheada, fandangos, chocolate e outras porcarias nada saudáveis para o lanche no intervalo do colégio, que, certamente, será um enorme passo para uma mudança do seu filho, da postura dos amigos para com seu filho e, principalmente, da sua postura quanto vítima secundária!
Mais informação e ação. Menos modismo... #Ficaadica.

3 comentários:

  1. Vc vai uma coluna no uol...fato...

    Vc faz bullying comigo o tempo todo...kkkkkkkkkkk

    Sou vitima...

    Ótimo texto Daniel, muito elucidativo e objetivo. ja falei disso tb, mas não posso expor exemplos de casos ocorridos, pq me colocaria numa saia justa.

    abração.

    ResponderExcluir
  2. em blogsville todos me chamam de VIADO ... eu nem ligo ... rs

    bjão

    ResponderExcluir
  3. Essa moda definitivamente pegou. Ótimo texto...o que eu mais gostei nele foi o neologismo: photoshopada.
    Renan C.

    ResponderExcluir