segunda-feira, 26 de setembro de 2011

BONS x MAUS COSTUMES

Interessantíssimo o quanto os valores e costumes mudam, os bons e os maus! Valores e princípios norteiam nossa infância através de nossos professores, padrinhos, tios e outras pessoas importantes de nosso círculo familiar... O problema, no meu ponto de vista, é que está havendo uma inversão de valores e uma perda dos bons costumes.
Na escola, toda vez que a diretora entrava na sala de aula, todos os alunos levantavam-se e desejavam em coro um “bom dia Dona Regina!”. Não me recordo de alguma vez ter feito isso com má vontade, acho que porque já fazia parte da rotina o respeito àquela figura importante. Acredito que aí já adquiríamos o respeito à hierarquia, tanto usada em todos os âmbitos da vida.
Ainda no colégio, antes de entrar em sala de aula, cantávamos o Hino Nacional com a mão no peito e não era permitido o uso de bonés... Respeito à Bandeira Nacional e hino na ponta da língua também eram importantes na década de 80. “Em teu seio pessoal... não em teus seios...”, apontava a professora.
Após um dia atarefado na escola, ao chegar em casa, as obrigações para com a família também tinham de ser rigorosamente cumpridas. Exigência imposta pelo olhar-advertência de minha mãe.
Eu tinha uma tia andarilha, do tipo rebelde que optou pelo mais difícil na vida em nome de um “amor”. Vez ou outra ela ia até a minha casa para tomar café com as crianças e, toda vez que ela chegava, tínhamos que beijar sua mão direita e pedir-lhe benção.  Meus irmãos e eu não gostávamos muito, afinal, ela não lavava as mãos e, acho, sequer tomava banho. Mas beijávamos, fazíamos fila e pedíamos a “bença”, assim como seus vários filhos faziam com a minha mãe... Mas minha mãe lavava as mãos sempre, rs.
O que quero dizer é que por mais que não gostássemos de algo, ou tivéssemos que fazê-lo por “obrigação”, fazíamos! E não morremos por isso! Não olho para trás e vejo como algo ultrapassado ou como “coisa de gente antiga”, como dizem por aí! Bem pelo contrário, todos os meus irmãos cresceram, estudaram, tem trabalhos dignos e acredito que seja devido à capacitação que a boa educação, valores e princípios nos reservaram.
Engraçado, senão triste, como os valores são inversos hoje em dia. Os alunos não pedem sequer licença pra entrar em sala de aula, não obedecem ao professor... Levantar-se então para o diretor ou coordenador, nem em sonho! Isso tudo é taxado por muitos como brega, antiquado e adjetivos do gênero. Mas xingar o professor, não cumprir o dever, não saber cantar o próprio Hino do País, tudo isso parece normal no século XXI.

Benção? O que é isso? Talvez repetir a questão: “Respeito, o que é isso?”
Até quando enterraremos os bons e velhos costumes? O que mais precisa acontecer para que haja uma mudança de postura? Uma criança armada atirar nas costas de um professor e se matar? Ah, não... Isso já aconteceu...

4 comentários:

  1. O ensino na década de 80, segundo algumas pessoas, carregava ainda resquícios do regime militar. Estudei num colégio estadual, com ensino digno, como eram nos colégios particulares. Me lembro de estar mais adiantado do que vizinhos que estudavam em escolas de padres aqui em Campinas. Me levantava qdo alguma autoridade escolar adentrava a sala de aula...hoje eles caçoam dos professores, rejeitam ordens, e bancam os sabichões. Teremos daqui a duas gerações pessoas absortas ao que existe em volta. Não sabem politica, não tem bons costumes, abreviam a escrita em prol da internet e não sabem dissertar um texto clássico. Retroagiremos em 2 seculos. Haverá aquela divisão da época do império, onde poucos eram alfabetizados e a grande maioria ignorante, analfabeta e burra.

    Você como educador pode dar opiniões e escrever bons textos a respeito do assunto...eu sou apenas um espectador que vejo o nosso pais sendo tragado pelo conformismo, pela falta de ética e de respeito ao próximo.

    Dou graças a minha educação, aos meus princípios tanto estimados pelos mais velhos da minha família. Se tinha que cumprimentar tia velha e fedida qdo pequeno, hoje vejo o qto foi valioso para entender o que é o respeito por um idoso.

    Paro por aqui senão faço um post aqui..

    abração.

    ResponderExcluir
  2. Querido eu sou da década de 50 daí vc pode imaginar o q sinto vendo toda a permissividade dos dias de hoje ... e não é sinal de que eu estou um velho rabugento ou saudosista ou mesmo um cara q não se afina com a modernidade. É como vc mesmo diz ... total falta de bons costumes ...

    bjão

    ResponderExcluir
  3. O que eu não entendo é que os responsáveis por essa má-educação são justamente os que receberam a boa-educação. O que houve? Onde a coisa se perdeu? Quem foi que disse que era pra esses pais virarem esses bananas?

    ResponderExcluir
  4. Obrigado RAFAEL, Paulo Bratz e Edu pela visita e comentários. Quanto ao seu oportuno questionamento Edu, acredito que os pais contemporâneos tentam acertar onde seus pais "erraram", sem notar que dando aos filhos o que eles "não tiveram", estão por cometer o dito ERRO.

    ResponderExcluir