segunda-feira, 3 de outubro de 2011

TEMPO, O RELATIVO...

Idade cronológica, idade física, idade mental... Que idade as pessoas tem afinal? Teria como fazer um máximo divisor comum e chegar a uma conclusão? Ter quarenta anos de idade, aparência de trinta e sentir-se com vinte, é normal?

Este fim-de-semana foi aniversário de um amigo que serviu o exército comigo, há doze anos. Completando trinta e um anos de idade, ele comentou que não sentia ter a idade que estava completando. Fato! Se analisarmos que a expectativa de vida aumentou e que a qualidade de vida, hoje, é outra... Sim, somos jovens por mais tempo! Jovens física e mentalmente.
Até pouco tempo atrás, década de 60 ou 70, as pessoas casavam-se aos dezesseis, dezoito anos de idade e constituíam família... Acho que faziam isso porque a expectativa de vida não passava dos sessenta anos de idade. Vamos combinar, uma vida relativamente curta (e chata!). Atualmente, com este aumento na expectativa de vida, jovens na faixa etária citada estão estudando, viajando e projetando casamentos para a casa dos trinta anos, pois esperam “aproveitar a vida” e estarem estabilizados financeiramente.
A globalização, a internet... Tudo subsidia para que as pessoas tenham essa melhor qualidade de vida...
Há muito de bom na questão debatida. Vivemos mais e melhor! No entanto, e este é o “X” da questão, existem pessoas que se escravizaram para evitar o envelhecimento físico, não aceitam a idade que tem e se recusam a responder a simples pergunta: "Quantos anos você tem?" Há quem minta tanto que passa a acreditar na própria mentira. Isso é perigoso.
Em minha opinião a idade cronológica é a que menos importa. Existem pessoas que são jovens, na casa dos vinte, mas são frias, pobres de espírito, mesquinhas... De espírito tão velho e retrocedido que são impedidas de ver o melhor da vida!
Mas... Existem aqueles que, na casa dos setenta, são ativos, fazem tudo o que lhes é possível fazer, amam (e se amam, principalmente) e respeitam o próximo... Serão eternamente jovens, por dentro!
Não existe idade cronológica. Existe aceitar-se ou não e um determinado modo de sentir a vida. O tempo é relativo, nunca é tarde para começar algo. Para os que sentem a vida, o tarde só existe morto.

5 comentários:

  1. Engraçado que preparei um texto pra postar essa semana que vai mais ou menos de encontro ao seu, sobre o dia do idoso que foi no ultimo sábado.

    Sei bem o que vc diz, por que as vezes me olho e me vejo garoto ainda, mas infelizmente, ou felizmente quem sabe, os 40 ja se anunciam pra breve.

    Não tenho problemas ocm a idade, porque sei que estou bem, não aparento nem emocionalmente nem fisicamente a idade, e isso nos faz ter senso de humor, e levar a vida de forma mais leve. As pessoas que julgam-se velhas, definham dentro de seus corpos, não se permitindo a infantilidade de alguns momentos, onde se ria toa, da piada mais infame.

    Divertir-se é bom e renova o espirito.

    Da uma olhada nesse texto que publiquei, é mais ou menos oq disse hoje.

    abração.

    http://eleojamal.blogspot.com/2011/05/qual-sua-idade.html

    ResponderExcluir
  2. Tenho pena dos q se entregam ao engodo da indústria da eterna juventude. A idade cronológica é implacável para todos mas isto não é o fundamental para o bem viver. Viver plena e intensamente cada estágio de nossas vidas. Se na juventude temos o vigor e a beleza, também temos as angústias, os medos e as inseguranças. Mais maduros podemos não ter o mesmo vigor mas em troca temos a segurança, a estabilidade, e a sabedoria acumulada no tempo. Querido, já estou com meus sessenta anos e nunca tive problemas com o lance de envelhecer. Vivi e vivo intensamente cada instante q a existência me proporciona e me dei bem assim.

    Parabéns pelo contexto

    ResponderExcluir
  3. Paulo meu amigo de infância...agora fiquei com ciume e quero comentário grandes assim no meu blog tb...rs

    mas o Daniel mandou bem.

    abraço aos dois.

    ResponderExcluir
  4. "Para os que sentem a vida, o tarde só existe morto." morri no seu post LINDO LINDO LINDO, realmente, a idade cronológica é fator menos relevante diante de todas as expectativas!!

    ResponderExcluir
  5. Putz, o Rafa agora tá de "stalker" de comentários? Eita, que meda!! :-)

    Daniel mandou muito bem - irretocável em cada vírgula! Ou, como diria um cara lindo, gostoso e mega-inteligente: SUPIMPA!!

    ResponderExcluir