quinta-feira, 22 de setembro de 2011

NÃO GOSTO DO FUTEBOL

Não gosto do futebol. Ok! Talvez não tenha me expressado direito. Quando digo que não gosto de futebol, não me refiro à arte do esporte, mas sim, ao comércio e à fixação das pessoas que possuem a capacidade de tornar algo belo em horrendo.
O Brasil é mundialmente conhecido por este esporte, que hoje, é mais que uma religião, pois os pais batizam a criança desde o berçário com uma roupa do time do coração. Batismo na igreja demora um pouco mais ou, em alguns casos, fica pro adulto decidir mais tarde qual quer seguir.
O que discordo plenamente e o ditado “tudo é ruim em excesso” me apóia, é com o que fizeram com o futebol. Futebol comércio! Venda de camisas oficiais a valores exorbitantes, venda de ingressos para jogos a preços surreais, mesmo para aqueles que já pagam o tão famoso Clube, se for no camelô então, ingresso ao triplo do valor (e alguém tem dúvida que parte dos ingressos já é reservada para estes?).
Futebol profissão. Ótimo. Alguém pensa em conquistar com trabalho o dinheiro que um jogador de futebol profissional ganha em sua vida? Considero um erro os valores pagos à estes profissionais, que diferente dos torcedores, não estão ali pela camisa, e sim, pelo Clube que melhor paga, tanto faz se brasileiro ou internacional. Professores, base de tudo, são mal pagos, desvalorizados e não possuem sequer, na maioria dos casos, condições de trabalho.
Mas o pior de tudo é o futebol torcida. Cada um sabe o que faz com seu dinheiro, mas receber pouco mais que um salário mínimo, gastar com camisa do clube, boné, chaveiro, meia, adesivo pro carro, bandeira, comprar ingresso pro jogo e, no estádio, ao ver o time perder, quebrar tudo e com os pedaços agredir o adversário até a morte, sem avaliar que aquela pessoa é pai, filho, namorado ou marido de alguém, um ser humano... Um ser humano!
Os jogadores? Estes não estão NEM AÍ para o que aconteceu, “FODA-SE”. Eles perderam, mas receberão o mesmíssimo merecido salário. No máximo darão entrevista e, cheios de erros de português e concordância verbal, pela má qualidade do ensino que tiveram (se tiveram), dirão que “abominaram o ocorrido”.
Ok! Talvez tenha me expressado direito no início do texto: Não gosto do futebol.

5 comentários:

  1. Ja falei sobre esse tema no blog tb, mas não focando da forma que fez, pontuando cada lado do esporte.

    Eu não gosto de futebol, nem de copa do mundo eu gosto...desacredito em tudo desde a copa da França e da papagaiada que foi o "passar mal" de Ronaldo no jogo da final...entregue de bandeja ao pais que sediava, em troca do que? de vencermos o torneio seguinte...exatamente como imaginei na epoca...

    Fui criado numa casa onde só se via futebol...e eu com o tempo fui pegando certa ojeriza pelo esporte...pq tudo quanto era pelada de várzea o povo em casa queria ver...

    Eu não gosto de futebol...detesto.

    Abração...ótimo texto.

    ResponderExcluir
  2. Sou contra qualquer esporte de competição. Não consigo me convencer que algo bom surja de qualquer um deles. Ainda menos dos mais populares.

    E sim, minha vaga é "por cima" da carne seca. Com essas chuvas inundando onde nunca alagou antes, melhor não ir pro subterrâneo! :-)

    ResponderExcluir
  3. Nunca ouvi dizer, que alguém precisou fazer terapia porque era educado com os mais velhos, tão pouco ouvi dizer que alguém cometeu suicídio porque era obrigado a pedir a bênção aos tios e avos. Se realmente analisarmos as causas da violência dos dias de hoje, vamos verificar que ela esta ligada a "frouxidão" dos valores. Quem mata os colegas e professores, não é porque sofreu bullying. É porque não teve família que apoiasse, cobrasse, educasse. Quem ouviu um não na hora certa aprende a lidar com as frustrações... Parabéns. Adorei.

    ResponderExcluir
  4. Olá!! Bom, eu amo futebol, porém, concordo com o "comércio" que virou, e com os pontos contra que você elencou. Ganha-se e perde-se para quem pagar mais. Ótimo texto! Bjss

    ResponderExcluir
  5. Eu ODEIO futebol e todo e qualquer esporte q hoje se tornaram em máquina de fazer dinheiro fácil e de alimentar fanatismos q chegam às raias da loucura coletiva ... simples assim ...

    ResponderExcluir