terça-feira, 4 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO - ESCOLA x PAIS

Vivemos em um mundo onde mal temos tempo de ter tempo! Quem consegue sair de casa hoje com antecedência para ir ao trabalho? Quem consegue fazer as refeições saudavelmente em seu lar? “Correria, correria, correria”. 
Logo, por conveniência ou praticidade, terceirizamos tudo!

As crianças, por sua vez, vivem seu momento, sua fase! E é assim que tem de ser... Momento experimentação, fase vivência e descobertas... 
Mas e a educação dessas crianças, a quem cabe? Observo que há uma discordância entre o que deve ser e o que é feito, entre pais e professores. Os professores acreditam que o trabalho deles é alfabetizar e, como seria impossível não fazer, transferir alguns valores e princípios de si... Os pais desejam mais, tenho a impressão que anseiam a educação para uma vida a seus filhos. Por falta do dito “tempo”?
Professores antigamente eram muito bem remunerados. “Quando crescer, quero ser médico, advogado ou professor”, santo tempo! Nessa época, os pais tinham o professor como mestre e pelo título, era considerado e respeitado. Atualmente, os professores recebem menos do que merecem, não tem condições dignas (espaço fisco e material) de trabalho, não tem, na maior parte das vezes, apoio dos pais, logo, mal tem o respeito dos filhos, seus alunos.
Já pararam para avaliar a vida de um educador? Existe um conteúdo programático a ser desenvolvido e entregue à escola. Além disso, ele prepara as aulas em sua casa, passa horas em pé repassando às crianças, atendendo-as, cada uma em sua singularidade, tempo e dificuldade. Prepara avaliações, projetos, provas de recuperação e as corrige, comumente, aos fins-de-semana, enquanto a maior parte da comunidade escolar descansa. Além de tudo isso, ainda querem incumbir ao mestre (dos magos?) a tarefa de ensinar a respeitar ao próximo, ser bom aluno, bom filho, bom neto... As exigências nas escolas estão cada vez maiores para que os professores assumam essa responsabilidade, mas, quando em necessidade extrema o professor assume a função dos pais e toma alguma atitude, se for desaprovado pelos pais... “Quem esse professor pensa que é para censurar meu filho?”.
Pais exigem que seus filhos sejam “100%” educados, mas de acordo com suas ideologias.
Falta. Falta compreensão para a complexidade que é o desenvolvimento da vida da criança, em sua maior parte pelos pais. Realmente não existe como dissociar os ensinamentos, pois professores, como disse anteriormente, vão repassar seus princípios aos alunos e é essa a contribuição que ele pode dar. Aos pais, resta moldá-los com seus próprios valores e cultura, respeitando sempre o mestre, que nunca existiu para subtrair, mas para somar.
“Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem.”

2 comentários:

  1. Antigamente ( ha 30 anos mesmo) rs rs rs...vc estudava para ter a recompensa da nota boa. Hoje ninguém se preocupa com isso, pq a molecada acredita que mereçam nota pelo simples fato de pagarem um colégio. O professor esta perdendo o titulo de "educador" e ganhando o de mestre de cerimonias. Ele entra em sala de aula, fala, fala, como aqueles que não dão ouvindo. Parece cantor de churrascaria, canta enquanto uma multidão nem percebe sua presença. Triste.

    Hoje em dia as meninas não crescem mais querendo ser professoras. Elas ja nos primeiros passos almejam um jogador de futebol semi analfabeto mas cheio da grana para engravida-las e por fim mante-las uma vida toda com gordas pensões.

    Nosso Brasil de Ronaldos, Neymares e escolas falidas.

    abração.

    ResponderExcluir
  2. aí reside o mal maior deste país tupiniquim, o pior é q não se vislumbra nenhuma perspectiva nova e concreta de alguma mudança ...

    ResponderExcluir