segunda-feira, 5 de novembro de 2012

EXTERMINADOR DO FUTURO

O título, muito conhecido pelo afamado filme estrelado por Arnold Schwarzeneger, não relatará o contexto cinematográfico, dissertará sobre educação. Mas o que eles têm em comum? Respondo: A palavra “futuro”. É dito por todos que a educação é o futuro do País, que as crianças são o futuro do País, logo, por A+B, que crianças formadas serão o futuro de nosso País. Paupérrimo futuro!
Promovendo um trabalho paralelo com o ensino público, pude fazer algumas constatações que permitem apontar o abismo para o qual estamos caminhando. Nosso ensino é digno de vergonha e somente, literalmente, Deus poderá dizer se haverá um amanhã.
Quando eu era criança, sempre ouvia dos meus pais que os “políticos” queriam que as pessoas não estudassem, pois desejavam indivíduos analfabetos para mantê-los no governo sem maiores exigências. A frase sempre fez certo sentido. Hoje, com experiência na área escolar (ensino particular) e o trabalho junto das escolas públicas, posso dizer que nossos governantes finalmente estão alcançando seu objetivo, maquiando a realidade de forma inconsequente, comprando as famílias com bolsas-miséria (bolsas família, escola, gás, etc.), dando a falsa percepção aos países desenvolvidos e índices como IDEB e IDH de que estamos evoluindo.
Amigos, a realidade é outra. As crianças estão sendo aprovadas ano a ano, segmento a segmento, sem base, sem alfabetização, sem bases educacionais ou psicológicas para tornaram-se pessoas competitivas no mercado de trabalho. São “alunos copistas”, como dito por uma coordenadora que relatou que os alunos copiam a matéria da lousa, depois aguardam para copiar as respostas:
 “Assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade...”
Lulu Santos
As drogas invadiram as escolas, são traficantes, usuários, todos convivendo na comunidade escolar e os profissionais não tem recursos para administrar a violenta realidade que se apresenta a eles.
Crianças e adolescentes dependentes químicos, violentos, sem estímulo, obrigatoriamente nas escolas para o ganho de uma “bolsa” do governo que, por sua vez está feliz com os índices e rankings.
O que será desse país de risonhos, lindos campos e bosques com mais vida? Que grandeza o futuro espelha se esta paz no futuro depende desta glória falsa ignorada por todos... ?
Ó pátria amada,
Idolatrada,
Salvem! Salvem!

Um comentário:

  1. Maravilhoso teu texto, escrevi um texto falando sobre o estado caótico da Educação também se quiser aparecer lá no Lua...rs.

    Linda semana. Abraços.

    ResponderExcluir