sexta-feira, 4 de novembro de 2011

MEU INTERIOR

O meu interior é maravilhoso. Algumas pessoas criticam a pequena cidade, dizem que não existe emprego, faltam opções de lazer... Eu amo muito tudo isso!
No meu interior eu posso sentar-me à praça central, digitar este texto sem preocupação que meu notebook seja roubado. Ainda neste momento, posso ouvir os pássaros cantando, voando, brincando, se banhando na fonte.


Posso caminhar tranquilo, sentir a brisa e o ar puro tocar meu rosto, admirar pessoas fazendo caminhada. Qualidade de vida. Para alguns pode parecer um problema, mas acho interessante “todo mundo conhecer todo mundo”. Ainda durante a caminhada, posso cumprimentar a Dona Leonor, o Senhor Eduardo: “Bom dia!”. A educação do pessoal no interior é apurada, todos saúdam uns aos outros, seja com o tradicional bom dia, seja com um “tchauzinho” ou um simples tímido meio sorriso.


O cão passeia, corre atrás dos pombos e abusa do dono. As centenárias árvores dançam ao ritmo do vento, a mãe acompanha o filho com o velotrol, próximos do idoso e charmoso “coreto no jardim”.

O proprietário troca o cartaz do filme, no único cinema da cidade, o comércio abre e o sol também. Céu azul. No meu interior não existe poluição, não se vê altos índices de violência, não há milhões de pessoas (trombando em calçadas) controladas pelo tempo. Não faz parte do cotidiano sirenes de ambulância pedindo passagem.
Se eu quiser “lazer”, barzinhos, teatro, shopping... Tenho sempre a opção de ir às cidades vizinhas, onde poderei me divertir, mas ciente que voltarei... Para a terra onde canta o sabiá.

4 comentários:

  1. eu sou urbano por excelência mas sei valorizar estas possibilidades ... #fato

    Obrigado querido pelo carinho, força e consideração ...

    bjão

    ResponderExcluir
  2. Tava acabando de dizer pra um amigo de Varginha que eu adoraria morar no Parque Villa-Lobos em SP. Ele todinho só pra mim, com pássaros e árvores e programas culturais. Um posto policial. Carrefour de um lado, shopping do outro, marginal Pinheiros à frente, linha de trem integrada à do metrô. É pedir muito?

    ResponderExcluir
  3. QUE LINDOOOOOOOO !! QDO EU FALO QUE É FODA MORAR AQUI NINGUÉM ACREDITA, SÃO ESSES DETALHES QUE FAZEM DA NOSSA CIDADE SER ASSIM..UMA COISINHA LINDA, RS.

    BEIJOS, CRIS =)

    ResponderExcluir
  4. Dani, o mais legal que tudo isso na verdade vem de dentro pra fora..
    A gente precisa estar num estado de espirito muito bom pra visualizar tudo isso, por isso que muita gente vivem reclamando.. Que pra mim é muito fácil enxergar as pessoas da capital e do interior reclamando, estão sempre querendo a grama mais verde do vizinho...
    Hoje consigo amar Capivari nos finais de semana na casa dos meus pais.. qualquer programa é um bom programa, barzinhos ou baladas na cidade vizinha, ou em Capivari mesmo e reencontrar ainda mais gente, churrasco na casa de amigos, ou até mesmo ficar de boa com os cachorros em casa, curtindo o balanço da rede e ouvindo uma música boa, ou que seja qualquer barulho da TV ou os carros que passam na avenida perto de casa, cachorros vizinhos latindo e tambem passarinhos passando...
    Hoje consigo amar São Paulo e a correria alucinada de todos os dias, a minha casa, o meu emprego e as tarefas realizadas nele, o meu estudo, as pessoas que entram na minha vida por esses meios ou ate mesmo pela a internet, opções de cinema em boa companhia é sempre bem vinda, resgato contato com meus tios e primos que sempre moraram nessa loucura, sempre rola ótimos encontros e conversas.. Sempre muito carinho e cumplicidade entre família.. Tô curtindo tanto isso que por incrivel que pareça não conheço bares, baladas, parques nem shoppings da capital..
    Consigo curtir a caminho de ida e o de volta desse trajeto frequente. A viagem de 2 horas entre São Paulo - Capivari.. Desde a selva de pedras, a vida própria do transito louco.. As vidades que rodeiam a capital e a mata q rodeiam a cidade, a cana que toma conta dos arredores do interior.. Até a minha própria curiosidade de ver e me espantar ao ver um novo edifício sendo erguido, sempre me lembrar de ter um dia ido ate o portal da cidade pra empinar pipa, sempre sentir a melancolia de tantas vezes fui a praça, pra caminhar sozinha, pra assitir ou participar de algum evento, ensaiar pra peça de teatro, passear com amigos, fugir de casa e dos problemas, aproveitar o horário do intervalo da faculdade, pra namorar..
    Nem sei dizer se aprecio mais o momento que chego na casa dos meus pais pra um final de semana, que normalmente é cheio de reencontros, atualizações, fofocas, momentos, paz, ou o momento em que deixo tudo pra traz novamente e volto pra onde eu chamo hoje de minha casa e novamente dou início a mais um ciclo chamado semana..

    Como rendeu esse assunto... Lembra aquele dia que a gente se encontrou na rodoviária de Campinas e ficamos a viagem inteira conversando? livros, filmes, família, cursos, trabalho, viagens!? Não deixamos niguem dormir aquele dia... rsrs

    ResponderExcluir